TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE

 

O que é:

A Tomografia Computadorizada foi um método que revolucionou a radiologia na década de 70. Utiliza um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um super computador. Foi um dos primeiros métodos a permitir aquisições de imagens do interior do corpo humano.

No final dos anos noventa, uma nova classe de aparelhos de tomografia vem revolucionando o método, a chamada Tomografia Multislice. Com ela, os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Permitem ainda exames de alta definição de vasos (angiografias), usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares.

 

Procedimento:

 O exame é realizado com o paciente deitado, numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho. É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico. Se caso o uso do contrate endovenoso for necessário será orientado um preparo antialérgico medicamentoso.

 

Orientações:

 Se caso não for usado o contraste, o paciente pode:

Comer normalmente;
Não é necessário estar em jejum;

Antes do exame o paciente responderá um questionário que o habilitara ou não a realizar o exame.

Se caso o uso do contraste em uma Ressonância de abdômen um preparo especial deverá ser aplicado

O paciente poderá retomar suas atividades normalmente imediatamente após a realização do exame de Ressonância Magnética.

 

Principais contra-indicação:

 Gravidez é a única contra-indicação relativa à realização de tomografia sem o uso de contraste. Como a radiação X é ionizante, há risco de efeitos deletérios ao feto. O exame em gestante só é realizado quando os benefícios à mãe superam os possíveis riscos ao feto, e sempre com a autorização do médico obstetra. 

Se caso o uso de contraste for necessário para uma modalidade de exame tomografico, o paciente irá responder um questionário que este o habilitara ou não a realizar o estudo.

 

Preparos:

Um preparo antialérgico medicamentoso sera realizado se o uso de contraste endovenoso for necessário.

 

Duração do exame:

O tempo de exame é variável, podendo durar de 5 a 10 minutos.

 

45 3225 2333

Rua Santa Catarina n. 305 

Esquina com a Rua Barão do Cerro Azul

(Em frente a UNIMED)

Bairro: Centro

Cep.:85 801-040

  • whatsapp-1
  • instagram
  • Facebook Social Icon
SIGA-NOS
WhatsApp 45 9128 1767
Dr. Jaques Cheli Botelho
CRM-PR 21610
RQE 16170 - 18186
Responsável Tecnico e Diretor Clinico da Radiologia Manoel de Abreu.
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00