Lacrimejamento em bebês. O que fazer?

August 29, 2016

 

 

 

 

A obstrução do canal lacrimal é a causa mais comum de lacrimejamento no primeiro ano de vida, podendo ocorrer em cerca de 6% dos recém-nascidos. Na maioria das vezes ela é unilateral e tem resolução espontânea em 90% dos casos.

É muito importante que os pais estejam informados sobre os cuidados com a visão, pois só assim serão capazes de observar o comportamento visual da criança e encaminhar os filhos para um exame oftalmológico.

 

O que é a obstrução do canal lacrimal?

A principal causa de obstrução é a persistência de uma membrana na região da válvula de Hasner, no local de abertura do ducto nasolacrimal na cavidade nasal. Ou seja, a criança tem o canal que leva a lágrima para o nariz entupido.

Outras alterações como estreitamento do canal lacrimal, espículas ósseas, presença de válvulas ou outras membranas podem ocorrer, resultando em outras formas de obstrução.

 Quais são as causas de lacrimejamento no recém-nascido?

A causa mais comum é a obstrução do canal lacrimal ou canal lacrimal entupido. Mas outras condições podem levar ao lacrimejamento nesta faixa etária. São elas:

  • Glaucoma congênito.

  • Conjuntivite (neste caso geralmente há hiperemia conjuntival e edema palpebral, ou seja, olhos vermelhos e inchados).

  • Triquíase (ocorre quando os cílios nascem virados para dentro do olho).

  • Fechamento incompleto das pálpebras.

 

Quais são os sinais ou sintomas da obstrução do canal lacrimal?

Geralmente os pais observam um lacrimejamento constante em um ou em ambos os olhos, como se houvesse uma lágrima que não cai do olho. Na maioria das vezes, não há sinais de inflamação ou infecção.

Em alguns casos, aparece uma secreção mucopurulenta, levando ao aspecto de “olho melado”. A criança pode acordar com os olhos como se estivessem com as pálpebras coladas, quando esta secreção seca e precisa ser higienizada para proporcionar conforto ao bebê.

Pode ocorrer também uma irritação da pele da pálpebra inferior (dermatite da pálpebra). Nesses casos é necessário o uso de um colírio com antibiótico, que deve ser prescrito por um oftalmologista.

 É necessário fazer exames para confirmar o diagnóstico?

Geralmente o quadro clínico define o diagnóstico dispensando os exames complementares, mas o teste de Jones, a dacriocistografia e a dacriocintilografia  podem ser úteis na confirmação da obstrução.

 

Qual é o tratamento da obstrução do canal lacrimal?

Aproximadamente 90% dos casos apresentam resolução espontânea, ou seja, não necessitam de tratamento. Os demais necessitam de sondagem e irrigação do ducto nasolacrimal.

Cuidados com a higiene, removendo a secreção em excesso, além da massagem preconizada por Creigler são importantes para o tratamento conservador. Esta massagem é feita várias vezes ao dia, deslocando o dedo indicador do canto interno do olho inferiormente, com o auxílio de uma pomada que facilite o dedo deslizar sobre a pele e não machuque o bebê. É feita a compressão do saco lacrimal, levando o material de dentro do saco lacrimal e do ducto nasolacrimal para a região da válvula de Hasner, fazendo com que o aumento da pressão rompa a eventual membrana persistente.

A sondagem e a irrigação do ducto nasolacrimal deve ser realizada quando não ocorre resolução espontânea. A época em que a sondagem deve ser realizada é um assunto controverso, sendo indicada mais frequentemente entre 6 e 14 meses. Esta sondagem soluciona o problema em aproximadamente 90-95% dos casos, salvo quando há alterações mais graves.

Quando persiste a obstrução após a sondagem, uma segunda e até terceira sondagens são realizadas, embora já esteja indicada a entubação do ducto nasolacrimal com silicone, utilizando-se de sonda de Crawford ou similar. Esta sonda de silicone permanece por aproximadamente 6 a 8 semanas no local e pode ser removida no consultório, sem sedação.

Para os casos em que não houve resolução da obstrução com a sondagem e/ou entubação da via lacrimal está indicada a dacriocistorinostomia.

Please reload

Posts Em Destaque

Arritmia Cardíaca

January 16, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 16, 2018

November 17, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags