Medo de Ressonância Magnética? Vamos acabar com isso! Saiba como funciona o exame e perca o medo.
Saiba como funciona este exame, que ainda causa 30% de angústia e ansiedade nos pacientes

O medo e a insegurança frente a exames clínicos, laboratoriais e procedimentos médicos de rotina são relativamente comuns no grande público. Dentre os exames de diagnóstico por imagem, a ressonância magnética desponta como uma das tecnologias mais avançadas, porém ao mesmo tempo cercada de mitos relacionados a episódios de ansiedade em lugares restritos, ou mesmo de crises de claustrofobia. Isto deriva em parte da necessidade de permanecer em um ambiente estreito, submetido a altos ruídos que o equipamento emite para adquirir as imagens, aliado à ansiedade natural que acompanha alguns pacientes neste tipo de exame.
1. Desvendando o exame: Tire as dúvidas. Uma boa conversa entre paciente e técnico ajuda a esclarecer como será o procedimento e toda a segurança oferecida pelo equipamento, bem como seus benefícios. Isto pode reduzir a ansiedade e o temor, permitindo que o exame seja realizado tranquilamente. 2. Você não estará sozinho! Durante todo o exame o paciente será acompanhado pela equipe da clínica, que incluem médico, Técnico de enfermagem e Técnicos de radiologia, sendo observado a cada instante. Saber que você não estará sozinho também ajuda a enfrentar o nervosismo. Em alguns casos é possível também que o acompanhante do paciente permaneça junto na sala de exame. Durante toda a realização do Exame, que pode durar de 15 a 45 minutos o paciente estará segurando um campainha que poderá ser acionada a qualquer momento, interrompendo imediatamente o exame. 3. O ambiente ajuda a tranquilizar. O túnel da Ressonância Magnética não é fechado, possui abertura de entrada e saída, não estando o paciente "preso" dentro dele. Estar em um ambiente calmo, acolhedor e humanizado ajudam a tranquilizar no momento de fazer uma ressonância magnética.
4. Conforto acima de tudo. Existem posições que auxiliam o paciente que possui claustrofobia a se sentir mais confortável durante o exame, uma delas é com o queixo apoiado por um travesseiro. Nesta posição, o paciente é capaz de visualizar a abertura do aparelho, o que ajuda a aliviar o sentimento de "estar trancado".
5. Técnicas de respiração:
Outra estratégia para fazer uma ressonância sem ficar suando frio é usar técnicas de respiração diafragmática e relaxamento. A dica é não fazer a respiração somente quando está no local, mas sempre que pensar no exame. 6. Sem pânico. Outra forma de reduzir a claustrofobia é colocar primeiro os pés do paciente em vez da cabeça no aparelho de ressonância. Isto é possível no exame de algumas regiões do corpo, como os tornozelos, joelhos, quadris, pelve e abdome, entre outros. Espelhos montados ou vidros espelhados ou prismáticos no equipamento permitem que o paciente veja do lado de fora. Agora que estão conhecendo sobre o aparelho de Ressonância Magnética Alto Campo 1,5 Tesla, vocês podem se tranquilizar e realizar o seu exame conosco. Nossa Equipe é muito preparada e com certeza irá proporcionar a realização do Exame, com maior conforto e tranquilidade com a finalidade de solucionar o seu problema de saúde.
#medo #ressonância #RM #Pânico #Claustrofobia #tunel #manoeldeabreu #radiologia #exame