GRIPE SUÍNA – H1N1

May 3, 2016

O problema esse ano parece que chegou mais cedo e estamos aqui pra explanar sobre essa doença que vêm causando surtos pelo Brasil.

Os sintomas da gripe suína, também conhecida como Influenza A ou H1N1, são muito semelhantes aos da gripe comum, mas surgem de forma repentina e com maior intensidade, podendo aparecer febre alta, forte dor de cabeça e dificuldade para respirar.

É causada pelo vírus H1N1, e é transmitida pelo contato com pessoas doentes, da mesma forma que ocorre com a gripe comum, mas pode causar complicações como pneumonia se não for tratada adequadamente.

Sintomas:

Febre repentina que supera os 38° C;

Tosse intensa;

Dor de cabeça constante;

Dor nas articulações e nos músculos;

Falta de apetite;

Calafrios frequentes;

Nariz entupido, espirros e falta de ar;

Náuseas e vômitos

Diarreia;

Mal estar geral.

Sintomas de Gripe Suína

Como é feito o diagnósticO

Diagnóstico:

O diagnóstico da gripe suína é feito principalmente através de um exame clínico dos sintomas apresentados. Além disso, a presença desta doença pode ser confirmada através da análise das secreções do nariz e da garganta do paciente para confirmar a presença do vírus, que deve ser feita nas primeiras 24 a 72 horas a partir do início dos sintomas.

Tratamento:

O tratamento é feito principalmente com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rápido, pois esta doença pode causar complicações graves como pneumonia e morte.

O ideal é iniciar o tratamento adequado rapidamente, que normalmente envolve o uso de medicamentos e de cuidados em casa, como beber bastante água para prevenir a desidratação, descansar e evitar o contato com outras pessoas, para não transmitir a doença.

Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar naturalmente da gripe suína, mas o médico pode recomendar o uso de remédios como o Tamiflu e o Relenza, que ajudam a combater o vírus, aliviar os sintomas da doença e prevenir complicações como pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O ideal é que esses medicamentos sejam tomados até 48 horas depois do surgimento dos primeiros sintomas, mas eles também irão ajudar na recuperação mesmo quando tomados após esse período.

Além disso, pode-se utilizar também medicamentos como Paracetamol e Ibupofreno para diminuir a febre e aliviar os sintomas de dor de cabeça e dor no corpo, lembrando que a Aspirina é contraindicada para crianças e adolescentes menores de 18 anos, devido ao risco da Síndrome de Reye. Algumas plantas medicinais também podem ser utilizadas para aliviar os sintomas da gripe, sempre prescritas pelo médico.

Complicações:

Quando não tratada adequadamente, a gripe suína pode causar complicações como piora de doenças como asma e diabetes; pneumonia; confusão mental e convulsões e Síndrome Respiratória aguda Grave.

No entanto, essas complicações costumam acontecer principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de diabetes, asma, AIDS e tratamento para câncer.

Gripe suína em bebês e crianças

Em bebês e crianças, a gripe H1N1 provoca os mesmo sintomas que nos adultos, mas é mais comum a ocorrência dor de barriga e diarreia. Para identificar esta doença, deve-se estar atento ao aumento do choro e da irritabilidade nos bebês e desconfiar quando a criança disser que o corpo todo dói, pois pode ser sinal das dores de cabeça e musculares causadas por esta gripe.

Em casos de febre, tosse e irritabilidade persistente, deve-se entrar em contato com o pediatra para iniciar logo o tratamento adequado, pois os medicamentos são mais eficazes quando utilizados nas primeiras 48 horas da doença.

O tratamento pode ser feito em casa, mas é importante evitar o contato com outros bebês e crianças para que não ocorra a transmissão da doença, sendo recomendado evitar a creche ou a escola por pelo menos 8 dias.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Arritmia Cardíaca

January 16, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

January 16, 2018

November 17, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags