POSSUÍMOS 2 EQUIPAMENTOS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE ALTO CAMPO 1,5 TESLA

A RESSONANCIA CAUSA DOR?

 O procedimento não causa dor nem desconforto,porém o paciente precisa permanecer o mais imóvel possível. É menos tolerado por claustrofóbicos, mas o paciente poderá ter contato com o tecnico que realizará o exame o tempo todo.  Durante o exame o paciente também segura uma campainha que em qualquer momento pode ser acionada e o exame será interrompido instantaneamente por um profissional da área médica devidamente treinado. 

O que é:

A ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis, sendo desenvolvido e aprimorado desde meados da década de 60. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto, possui a forma de um grande cilindro, aberto nas duas extremidades, por onde o paciente entra deitado. Nos exames de membros, a cabeça do paciente permanece fora do magneto. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde os núcleos dos átomos de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhados com o campo magnético. O aparelho emite ondas de rádio FM que desalinham aqueles núcleos, formando as imagens, que são processadas em um computador apropriado. Todo esse processo eletrônico gera ruídos, semelhantes a uma campainha, por isso a Radiologia Manoel de Abreu fornecerá ao paciente protetores auriculares.

A Ressonância Magnética consegue obter imagens com alta definição do corpo humano sem emitir radiação ionizante, diferente do Raio-x e da Tomografia Computadorizada. 
Qualquer região do corpo pode ser examinada de acordo com a indicação de seu médico.

Em algumas circunstâncias, há necessidade de contraste paramagnético, aplicado pela veia para realçar as possíveis alterações encontradas. É muito raro ocorrer reações alérgicas a este contraste, e quando ocorrem, são na maioria leves. 
 

O Procedimento:

Antes de realizar o exame de  Ressonância um técnico ajudará o paciente a deitar-se na mesa de exames na posição adequada. Em seguida a pessoa é levada lentamente para um túnel aberto nas extremidades, arejado e iluminado.
Durante o exame o técnico sairá da sala, mas manterá contato visual e auditivo com paciente através de um aparelho de comunicação interna. Deve-se respirar normalmente, relaxar e permanecer imóvel por pequenos períodos de tempo. 
O paciente ouvirá ruídos parecidos com batidas em intervalos regulares, isso significa que a máquina está funcionando normalmente e as imagens estão sendo adquiridas.
O exame é indolor e não há nenhum contato do aparelho com o corpo.

 

Orientações:

Se caso não for usado o contraste, o paciente pode:

Comer normalmente;
Não é necessário estar em jejum;

Antes do exame o paciente responderá um questionário que o habilitara ou não a realizar o exame.
Não é possível entrar na sala de exames com pertences pessoais como relógio, telefone celular, aparelhos de audição, moedas e cartões magnéticos.

Se caso o uso do contraste em uma Ressonância de abdômen um preparo especial deverá ser aplicado

O paciente poderá retomar suas atividades normalmente imediatamente após a realização do exame de Ressonância Magnética.

 

Principais contra-indicações:

 Ressonância Magnética é contra indicada para:
- Pacientes com marca passos cardíacos e algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral;
- Pacientes com implantes cocleares e neuroestimuladores;
- Pacientes com projéteis de arma de fogo ou outros fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo.
- Até o momento não existe nenhum estudo comprovando os efeitos da Ressonância Magnética na gravidez, por isso, é recomendado que não se realize o exame durante o primeiro trimestre de gestação.

- Existem também outras contraindicações que serão apresentadas durante o preenchimento do questionário.

 

Preparos:

O preparo e/ou jejum serão solicitados somente se houver a necessidade do uso de contraste endovenoso.  

 

Duração do exame:

O tempo de exame é de 15 a 45 minutos, dependendo do local a ser examinado.

45 3225 2333

Rua Santa Catarina n. 305 

Esquina com a Rua Barão do Cerro Azul

(Em frente a UNIMED)

Bairro: Centro

Cep.:85 801-040

  • whatsapp-1
  • instagram
  • Facebook Social Icon
SIGA-NOS
WhatsApp 45 9128 1767
Dr. Jaques Cheli Botelho
CRM-PR 21610
RQE 16170 - 18186
Responsável Tecnico e Diretor Clinico da Radiologia Manoel de Abreu.
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00