DENSITOMETRIA ÓSSEA

O que é:

A Densitometria Óssea é o único método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que permite o diagnóstico de osteoporose. É um exame simples e rápido, realizado em um aparelho específico, utilizando baixa dosagem de radiação, capaz de realizar medidas quantitativas da massa óssea em certos locais do corpo humano. O método atualmente aceito como “padrão ouro” para determinação da massa óssea é o DEXA (dual energy x-ray absorptiometry), realizado com dupla emissão de Raios X.

A osteoporose é doença silenciosa, sem sinais clínicos evidentes, caracterizada por uma deficiência tanto de quantidade quanto de qualidade óssea. As medidas da massa óssea são reconhecidas como critério essencial na avaliação de fraturas osteoporóticas, sendo a baixa massa óssea fator preditivo para fraturas. Esses valores são utilizados, em conjunto com outros dados clínicos, para determinar o diagnóstico de osteoporose e a necessidade de tratamento. Medidas seriadas da densidade com comparação dos resultados são utilizadas para verificar a eficácia do tratamento.

A Clínica de Radiologia Manoel de Abreu conta com Equipamento de Densitometria Óssea novo de última geração, Marca GE modelo Lunar Prodigy, capaz de realizar exames dos diversos segmentos, dentro dos padrões propostos no Consenso Brasileiro em Densitometria.

 

Procedimento:

A Densitometria Óssea é um procedimento simples, confortável e não invasivo. O paciente permanece deitado, enquanto o “braço” do equipamento move-se, adquirindo as informações do exame. Utilizam-se acessórios, como por exemplo, o bloco de espuma para as pernas e o suporte para os pés que auxiliam no posicionamento ideal da região analisada.

Durante todo o procedimento o paciente é orientado a permanecer imóvel, mas pode respirar normalmente e ficar relaxado.

 

Principais contra-indicação:

Não existem contra-indicações formais ao exame de Densitometria Óssea, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez. Aconselha-se também, para um bom exame, que ele não seja realizado nos dias após exames contrastados (p.ex. seriografia, enema, etc.) e exames de medicina nuclear.

 

Duração do exame:

Todos os procedimentos que envolvem o exame levam em torno de 20 minutos, mas o tempo médio de permanência no densitômetro para a aquisição da imagem é de 5 minutos

45 3225 2333

Rua Santa Catarina n. 305 

Esquina com a Rua Barão do Cerro Azul

(Em frente a UNIMED)

Bairro: Centro

Cep.:85 801-040

  • whatsapp-1
  • instagram
  • Facebook Social Icon
SIGA-NOS
WhatsApp 45 9128 1767
Dr. Jaques Cheli Botelho
CRM-PR 21610
RQE 16170 - 18186
Responsável Tecnico e Diretor Clinico da Radiologia Manoel de Abreu.
Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00